Descurar aspetos como a segurança e a qualidade não permitirá controlar o resultado final do seu evento. Tal facto poderá traduzir-se em custos muito superiores ao inicialmente calculados.
Com a patinar.pt terá acesso a pistas de gelo de ultima geração, a preços competitivos e com acompanhamento técnico do inicio ao fim do evento.
Deixamos alguns aspetos de bons e maus exemplos de pistas sintéticas, e como identificar os mesmos no momento de montagem.
👎Perigo de que as crianças ao patinar fiquem presas por um braço ou perna no intervalo das tábuas.
👎 Painéis velhos, negros.
👍 Barreiras que garantem a segurança das nossas crianças.
👍 Painéis com boa qualidade.
Painéis com espessura reduzida.
Painéis sem resistência às lâminas dos patins.
Painéis escurecidos/amarelados devido à sujidade.
Sem auto-lubrificante.
O nível de deslizamento nestes painéis é quase nulo.
Painéis robustos de alta densidade.
Painéis com cor constante em toda a pista, similar à água congelada.
São auto lubrificados (tecnologia de ponta).
O nível de deslizamento é muito elevado.
Erros de montagem da estrutura.
Pista com fendas entre os painéis e as barreiras
Elevado risco de acidente
Montagem efetuada sob supervisão técnica, seguindo passos pré-estabelecidos que eliminam o erro.
Controlo permanente sobre o potencial de risco de deslocação de painéis.
Verificação constante » Segurança Total.
Visualmente desagradável.
Barreiras de madeira prensada, quebra de visibilidade.
Painéis para patinar amarelados/escurecidos
Fendas ou fissuras em muitas partes da pista
Visualmente atrativa
Barreiras em acrílico resistentes e transparentes. Os pais podem visualizar os filhos através das mesmas.
Painéis brancos a imitar o gelo
Inexistência de fendas ou fissuras, garantia de segurança
Ligação entre painéis da pista de gelo sintético, tipo puzzle.
Este tipo de conexões/uniões pode provocar lesões corporais, o perigo é eminente e constante.
Não cumpre as normas de segurança
As arestas dos painéis sobressaem
Perigo eminente de queda do patinador
Conexões/uniões perfeitas em conformidade com a legislação em vigor
Cumprimento estrito das normas de segurança
Ligação entre painéis da pista de gelo, tipo macho & fêmea
Impossível as arestas sobressaírem devido ao sistema de encaixe e a qualidade do mesmo.
Segurança não se pode descurar
Um excelente exemplo do que não se deve alugar independentemente do preço.
Parafusos para conectar os painéis representam um perigo elevado para braços ou rosto do patinador que possa cair nessa zona.
Aresta do painel levantada e com fissura, provoca quedas por parte dos patinadores que utilizam a pista.
Um bom exemplo de uma pista de gelo sintético que observa e respeita as normas de segurança
Conexões dos painéis quase impercetíveis, unidos com "pins" de gelo sintético ,ou seja do mesmo material
Devido a qualidade e sistema de encaixe dos painéis de gelo sintético a segurança não estará comprometida
Uma percepção inicial associada a estudos de mercado que realizamos sobre o mercado das pistas de gelo, levaram-nos a acreditar (e investir neste setor) que esta nova tecnologia no mundo das pistas de gelo para patinar, está ainda numa fase de crescimento e longe do período de maturação. Por exemplo quando empresas como a Disneylândia trocam uma pista de água congelada por uma sintética, este é um sinal claro sobre o futuro das pistas de gelo.
Percebemos que as grandes empresas do setor trabalham o aluguer de pistas de gelo a nível universal, têm grandes estruturas e querem ganhar muito dinheiro rapidamente num negocio altamente sazonal.
Seguros de que, comprando as nossas pistas de gelo para alugar a esses mesmos fornecedores Europeus principalmente, garantiríamos a qualidade das nossas pistas de gelo sintético. Trabalhando o aluguer a nível local ou nacional, ou seja centrando os esforços de alugar as pistas de gelo sintéticas em Portugal o que nos permite uma maior proximidade e consequentemente um melhor serviço no aluguer de pistas de gelo. Mantendo uma estrutura de custos baixa para ajudar a proporcionar os preços de aluguer o mais baixos possíveis. Querendo obviamente ter rentabilidade, mas num projeto mais a médio e longo prazo. E sempre, proporcionando o aluguer das pistas de gelo ao preço mais baixo, dentro de uma qualidade Premium.
Os principais "players" do mercado mundial em venda e aluguer de pistas de gelo sintético, assim como diversos estudos sobre o aluguer de pistas de gelo ecológico são unanimes em afirmar que o mercado das pistas de gelo sintéticas, é um mercado em fase exponencial de crescimento, e que este tipo de equipamentos de ócio, as pistas sintéticas, num curto espaço de tempo alcançarão mais de 50% de quota de mercado no aluguer de pistas para patinar.
O mundo é cada vez mais sensível e consciente as alterações climáticas, a falta de água, o consumo de eletricidade, associado a uma maior facilidade de montagem e manutenção quase inexistente, fez com que a relva sintética utilizada hoje na maioria dos nossos campos de futebol, esteja hoje normalizada e amplamente aceite por todos os praticantes de futebol. De facto neste momento existem mais campos de futebol com relva sintética que com relva natural, porque os custos económicos e ambientais são elevadíssimos quando se fala de manter a relva natural. Precisamente o mesmo se passa com as pistas de gelo ecológicas, sem consumo de água, nem consumo de eletricidade, super fáceis e rápidas de instalar, manutenção mínima, estão a democratizar a possibilidade de mais gente poder desfrutar deste tipo de lazer independentemente do sitio onde vivam.
A nós compete-nos dar-lhe o melhor preço versus qualidade no aluguer da sua pista de gelo sintética.
Contate-nos
O atual Código dos Concursos Públicos, recolhe desde 2014 através da lei n.º 19/2014 de 14 de Abril, o que define as bases da política de ambiente, esta figura jurídica dos Contratos Públicos Ecológicos, é cada vez mais, promovida através de formações ás entidades adjudicantes do setor público. Embora já se verifique essa obrigação para a aquisição de bens e serviços, específicos, tudo aponta para uma obrigatoriedade generalizada na contratação publica, cada vez mais sustentável. Nesse sentido estamos satisfeitos de poder alugar as nossas pistas de gelo ecológico e assim poder contribuir para um melhor futuro e facilitar as compras públicas ecológicas.
Alguns exemplos de contratos ecológicos celebrados diariamente em Portugal:
• Computadores com boa eficiência energética;
• Mobiliário de escritório fabricado com madeira sustentável;
• Edifícios de baixo consumo energético;
• Papel reciclado;
• Serviços de limpeza que utilizam produtos ecológicos adequados;
• Veículos elétricos, híbridos ou hipocarbónicos;
• Eletricidade a partir de fontes de energia renováveis.
Deixa-mos-lhe aqui um link para um manual sobre Contratos Públicos Ecológicos, com alguns caso práticos, elaborado por autoridades da UE. Seguros de que, a crescente procura por produtos mais sustentáveis, o/a levará à contratação de uma pista de gelo ecológico, sem consumo de água nem de eletricidade, em que o preço final do aluguer da pista de gelo sintética, considerando todas as variáveis, é infinitamente mais barato que uma pista de gelo com água congelada. Sem que tal ponha em causa o disfrute da pista de gelo pelos seus munícipes.
Manual dos Contratos Públicos Ecológicos
De forma genérica os Contratos Públicos Ecológicos (CPE) constituem um instrumento importante para atingir os objetivos da política ambiental, relacionados com as alterações climáticas, a utilização dos recursos e o consumo assim como a produção sustentável, em especial devido à importância das despesas do setor público relativas a bens e serviços na Europa. Os Contratos Públicos Ecológicos (CPE) estão definidos pela Comissão Europeia como Contratos Públicos para um Ambiente Melhor como sendo «um processo mediante o qual as autoridades públicas procuram adquirir bens, serviços e obras com um impacto ambiental reduzido em todo o seu ciclo de vida quando comparado com bens, serviços e obras com a mesma função primária que seriam de outro modo adquiridos». Quando comparamos o aluguer de uma pista de gelo sintética ou ecológica com o aluguer de uma pista de gelo de água congelada, é evidente que a primeira, a pista ecológica, é a única que se enquadra no Contrato Público Ecológico, além de outros critérios, só o facto de NÃO TER NENHUM CONSUMO DE ÁGUA OU ELETRICIDADE é uma vantagem enorme e evidente.
Sem dúvida ao fazer a locação de uma pistas de gelo ecológica a entidade adjudicante, está a promover, a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética, em especial quanto ao fornecimento de energia, uma vez que as pistas sintéticas NÃO consomem eletricidade NEM consomem água o que vai ao encontro do n.º 7 e n.º 8 do artigo n.º 75 do CCP, quanto aos custos de utilização, seria impossível ser mais eficiente, uma vez que estes custos são nulos, o mesmo não se pode dizer de pistas de gelo com água congelada. Os custos de manutenção e assistência das pistas de gelo sintéticas são também na pratica muito baixos, já quanto ao custo de fim de vida tais como os de reciclagem, primeiro o período de vida de uma pista ecológica pode facilmente atingir os 20 anos, se esta for bem cuidada e o material que a compõe é 100% reciclável. Portanto quando faz o aluguer de uma pistas de gelo sintética, está a alugar um produto cujo impacto ambiental é muito baixo ao longo de todo o ciclo de vida, sendo esta uma alternativa ao habitual gelo congelado feito através de chillers, cujo consumo de eletricidade é enorme e continuo ou seja 24 horas por dia, além do consumo e desperdício de água. Qualquer consideração em termos de custos económicos e ambientais é altamente favorável ao aluguer de uma pista de gelo ecológico, sem lugar para qualquer duvida.
Ao alugarmos pistas de gelo artificiais, sem consumo de água nem de eletricidade, estamos a contribuir para a prossecução dos objetivos GPP (Green Public Procurement) da União Europeia e consequentemente de Portugal, estamos também a transformar o nosso mundo, para uma senda mais sustentável, em que a pegada ambiental e as emissões de carbono serão obviamente menores.
Em baixo um exemplo de uma locação de uma pista de gelo ecológica através de um contrato público sustentável.
Segundo a noticia publicada no conhecido Jornal de Noticias (veja aqui o video do JN) a organização do evento de Natal em Vila nova de Gaia, optou por uma pista de gelo ecológico, principalmente porque: "A Praça de Natal Jogos Santa Casa, em Vila Nova de Gaia, conta este ano com uma pista de gelo ecológica, que não consome energia elétrica nem água, o mesmo que dizer: 0% de consumo de água e 0% de con sumo de eletricidade. Além disso, apresenta um baixo risco de lesões para os visitantes."
Excelentes motivos para que a cidade de Vila Nova de Gaia tenha trocado a habitual pista de água congelada por uma pista ecológica, que como se pode ver no video, deixou os patinadores, além de sensibilizados para a importancia de poupar água e luz, satisfeitos com a mudança de tipo de pista de gelo.
Imagem Pista de Gelo Sintético
0 % Água 0 % Eletricidade
Imagem Pista de Gelo Ecológico
0 % Água 0 % Eletricidade
Imagem Pista de Gelo Artificial
0 % Água 0 % Eletricidade
Imagem Pista de Gelo Sintético
0 % Água 0 % Eletricidade